O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que a possível extinção da jornada de trabalho 6×1 não deve seguir um padrão rígido ou obrigatório para todo o mercado. Em sabatina realizada nesta segunda-feira (19/10), o chefe do Executivo ressaltou que a transição para escalas mais flexíveis deve considerar as particularidades de cada ramo de atividade, evitando modelos impositivos que ignorem as necessidades específicas da produção.
Diálogo como base para a mudança
A estratégia governamental prioriza o consenso entre empregadores e empregados como ferramenta para conciliar o bem-estar dos profissionais com a viabilidade financeira das organizações. A ideia é que o debate público resulte em soluções equilibradas, sem que a mudança na legislação se torne uma norma engessada que prejudique a operação das companhias.
Sobre a viabilidade de realizar ajustes adaptáveis, o presidente afirmou: “Você pode negociar as especificidades de cada categoria. Não é uma lei marcial que tem que aplicar… Você vai negociar aquilo que for necessário negociar para facilitar a vida dos trabalhadores e facilitar a continuidade de sobrevivência dos empresários”.
O papel do Congresso e acordos coletivos
A visão do Palácio do Planalto é que o Poder Legislativo deve atuar como um facilitador desse processo, permitindo uma transição organizada e não como um bloqueio à modernização das relações laborais. O foco central está no fortalecimento dos acordos coletivos, permitindo que cada classe profissional desenhe o formato de jornada que melhor se adeque à sua realidade operacional.
Foco na produtividade e bem-estar
Ao evitar uma regra única definida pelo Estado, o governo pretende diminuir a resistência de setores que expressam preocupação com a queda na produtividade. A diretriz é conduzir uma reforma gradual, que assegure a qualidade de vida laboral sem comprometer a sustentabilidade dos negócios no Brasil.








